ONU sugere 55 ações para o Brasil pós-covid com foco em ações sociais

A ONU sugere 55 ações para o Brasil pós-covid com foco em proteção social, educação, desenvolvimento sustentável e economia digital. Quatro agências das Nações Unidas lançaram nesta quarta-feira um relatório sobre a covid-19 no Brasil. O documento apresenta indicadores sociais e econômicos de cada um dos 26 estados e do Distrito Federal e sugere medidas que possam ajudar o país a sair da crise causada pela pandemia, com propostas como Renda Básica Universal, taxação de grandes fortunas, acesso à banda larga nas escolas e linha de crédito verde, que auxilie no desenvolvimento ecologicamente mais sustentável.

A representante do PNUD no país, a Agência da ONU para o Desenvolvimento, Katyna Argueta, lembrou que a pandemia aumentou as desigualdades que já existiam e, por isso, é preciso reforçar os investimentos sociais.

Acesso universal à saúde, educação, saneamento básico, investimento em creches e a promoção do trabalho formal também fazem parte das medidas sugeridas pelas agências das Nações Unidas.

Um dos pilares da recuperação proposta pela ONU para o Brasil é em relação à educação de crianças e adolescentes. A representante da Unesco no país, Marlova Noleto, lembrou que o país está entre os que mais tempo ficou com escolas fechadas.

O Documento da ONU coloca ainda a digitalização como pilar para recuperação do país e lembra que quase 30% das famílias não têm acesso à internet, percentual que aumenta conforme diminui a renda da família. Por isso, as agências das Nações Unidas defendem metas para universalização da banda larga, medidas de alfabetização digital, políticas de Pesquisa e Desenvolvimento e para a Indústria 4.0.

 

Edição: Jacson Segundo / Beatriz Arcoverde

Postagens Relacionadas

Leave a Comment